Orkut Twitter FaceBook Youtube FourSquare Mapas Home Notícias Notas Lazer serviços Concurso

Um lugar para viver entre amigos

Os primeiros moradores do condomínio clube Vila das Fontes serão presenteados com uma inesquecível viagem de cruzeiro!

Sacada Carioca

Conheça o projeto social que integra crianças e adolescentes através do vôlei.

Prefeitura inaugura creche na Vila da Penha

Edifício foi construído de forma sustentável e planejado para não agredir o meio ambiente.

Vila das Fontes

Novo empreendimento da Brookfield trará diversos benefícios para a Vila da Penha.

Viva Entre Amigos no Instagram

Envie sua foto para publicarmos na rede!


São Cosme e São Damião



No dia 27 de setembro, os santos gêmeos Cosme e Damião são celebrados e é costume que haja distribuição de doces para as crianças. Mas você conhece a história deles e sabe por que é comum oferecer as típicas guloseimas?

Alguns relatos dizem que os irmãos nasceram na Arábia, no século III. Na Síria, estudaram Medicina e exerciam a profissão sem cobrar dinheiro algum de seus pacientes. A forma exata como morreram é desconhecida, mas sua sepultura final fica em Roma, no maior templo do mundo dedicado a eles, que foi construído pelo Papa Félix IV. Com a evolução do Cristianismo primitivo para o Catolicismo que conhecemos hoje, eles foram considerados santos.

Já a tradição de distribuir doces tem uma origem curiosa. Nas religiões afro-brasileiras, como a Umbanda, São Cosme e São Damião são associados aos ibejis, gêmeos amigos das crianças que, acredita-se, podiam agilizar qualquer pedido que fosse feito a eles em troca de doces e guloseimas. A partir daí surgiu o hábito de dar doces às crianças neste dia.

A distribuição de doces é comum no Brasil e especialmente no Rio de Janeiro, tendo mais força em bairros tipicamente residenciais, como a Vila da Penha e seus arredores. Quer saber de mais curiosidades? Continue acessando o Viva Entre Amigos!