No dia 27 de setembro, os santos gêmeos Cosme e Damião são celebrados e é costume que haja distribuição de doces para as crianças. Mas você conhece a história deles e sabe por que é comum oferecer as típicas guloseimas?
Alguns relatos dizem que os irmãos nasceram na Arábia, no século III. Na Síria, estudaram Medicina e exerciam a profissão sem cobrar dinheiro algum de seus pacientes. A forma exata como morreram é desconhecida, mas sua sepultura final fica em Roma, no maior templo do mundo dedicado a eles, que foi construído pelo Papa Félix IV. Com a evolução do Cristianismo primitivo para o Catolicismo que conhecemos hoje, eles foram considerados santos.
Já a tradição de distribuir doces tem uma origem curiosa. Nas religiões afro-brasileiras, como a Umbanda, São Cosme e São Damião são associados aos ibejis, gêmeos amigos das crianças que, acredita-se, podiam agilizar qualquer pedido que fosse feito a eles em troca de doces e guloseimas. A partir daí surgiu o hábito de dar doces às crianças neste dia.
A distribuição de doces é comum no Brasil e especialmente no Rio de Janeiro, tendo mais força em bairros tipicamente residenciais, como a Vila da Penha e seus arredores. Quer saber de mais curiosidades? Continue acessando o Viva Entre Amigos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário