Orkut Twitter FaceBook Youtube FourSquare Mapas Home Notícias Notas Lazer serviços Concurso


A Biblioteca Comunitária Tobias Barreto de Menezes

Tudo começou quando o pedreiro Evando dos Santos sergipano seguiu os conselhos de sua mãe, dona Zelita da Costa, e apostou todas as suas fichas nos livros. Em um terreno deixado por ela na Rua Maestro Henrique Voegeler, ele construiu a Biblioteca Comunitária Tobias Barreto de Menezes, horando aquilo que a mãe sempre o ensinara: “Livros são remédio para corpo e alma. Trate-os sempre muito bem.”

Mas uma biblioteca não pode ser erguida do nada. Para tornar seu sonho realidade, ele contou com o apoio de ninguém menos que Oscar Niemeyer. Um dia, assistindo a uma entrevista dele na televisão, Evando anotou o telefone para que os telespectadores fizessem perguntas. Ele arriscou a sorte e foi atendido pelo próprio Niemeyer. Conversando com o arquiteto, Evando perguntou se ele aceitaria desenhar a biblioteca e fecharam acordo. Depois de alguns dias, o BNDES se pronunciou favorável a ceder os R$ 630 mil orçados para a obra a fundos perdidos.

A iniciativa ousada de Evando já lhe rendeu diversos prêmios, como você leu aqui. Entre eles, uma condecoração na Academia Brasileira de Letras (ABL), que já o convidou três vezes para tomar o famoso Chá das Cinco.

Quer saber mais sobre a história e os personagens marcantes da Vila da Penha? Acesse sempre o Viva Entre Amigos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário